Sunday, May 18, 2008

Renata. CSI Renata.



Pois éééé... quem sabe não vou fazer isso aí no futuro? ;)

(Assistam a esse noticiário da BBC, em especial a entrevista com o prof Malcom Coulthard. Ah, sim, o inglês tem que estar afiadinho... :P)

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/7397268.stm

Não é bem na crime scene, mas faz parte. :P
É uma das possibilidades da íngüística - Análise do Discurso (bem a minha área...hehehe...)
PS: Conheci o prof. Coulthard mês passaado quando ele esteve aqui em Pelotas. Um doce de pessoa, simpático que só. Um real gentleman.
************************************************************************************
Em tempo: (pra quem não quer ver o filminho)
O Centro de Lingüística Forense da Universidade de Aston, Birmingham (CLF), reconhecido internacionalmente, é pioneiro nos estudos de Lingüística Forense. Combina pesquisa de ponta e prática investigativa com o ensino em nível de pós-graduação e o treinamento profissional. A pesquisa no CLF trata de todos os aspectos da Lingüística Forense, desde como a polícia e os tribunais podem atuar melhor com intérpretes, até o desenvolvimento e refinamento de métodos para a identificação de autores de textos contestáveis.
FLAIR - Forensic Linguistics Advice, Investigation & Research (Aconselhamento, Investigação e Pesquisa em Lingüística Forense) é a seção consultiva do CFL que oferece, através de seus experientes peritos, um serviço altamente qualificado que inclui análises minuciosas de textos, relatórios, e tambem a apresentação de depoimentos em tribunais. Casos mais recentes trataram de mensagens de telefones celulares, de notas suicidas forjadas e de documentos conspiratórios escritos por terroristas. FLAIR monitora e assegura a qualidade dos relatórios de todos os seus peritos através de análise detalhada de todos os relatorios antes de entregar. Isto não acontece com o/a perito/a que trabalha isoladamente. Oferece ainda botar investigadores em contacto com peritos confiáveis de áreas adjacentes, como, por exemplo, a fonética forense.

No comments: