Tuesday, June 23, 2009

To write or not to write, that's the question



Well... há controvérsias. Não, não estou, em um ataque narcisístico, falando de mim mesma e em relação aos meus humildes escritos por aqui (apesar de que preciso me policiar um pouco quanto à qualidade do que vos posto aqui, já que depois que lá na UCPel descobriram este blog estou sob escrutínio dos meus peers/na berlinda/sob os holofotes e outras metáforas do gênero... :P). Falo de blogs que existem por aí que são REALMENTE bons. Alguns já sairam do ar, um deles sendo o do meu irmão - sim, ele leva jeito para a coisa. Devia ter sido escritor, a peste - outro o da Robs, massssss... enfim. Mr Saramago generalizou demais a coisa.

Aliás, eu diria que é quase um caso de "olha quem fala". Correndo o risco de ser apedrejada e excomungada (se bem que quanto a essa última desconfio que, segundo as leis da Igreja, estou na lista para... :P) por acadêmicos e entendidos da área de Letras/Literatura, eu particularmente acho o Saramago muuuuuuuuuuito cansativo. Sendo eu uma pessoa que lê-com-pontuação (SIM, PRECISO DESSES HÍFENS!), ou seja, que faz todas as paradinhas e respiradas e entonações e sei lá o que mais quando está lendo os textos do Saramago me dão um cansãço e me deixam sem fôlego porque é uma palavra atrás da outra e a coisa não termina nunca e onde é que essa frase vai acabar minha Nossa Senhoraaaaaaaaaaaaaa (insira aqui um ponto de interrogação) - viram como é bom? Mas gostos são gostos, dizia uma velhinha comendo uma coisa que não vou falar aqui para não causar um "Eeeewwww..." e caretas generalizadas. Tem gente que gosta, adora, AMA ele de paixão. Eu não. Em compensação tem gente que diz que não consegue ler O Senhor dos Anéis porque as descrições do Tolkien são detalhadas demais, enquanto que eu me derreto só de ler em voz alta e saborear o som das palavras que ele escolheu com todo cuidado para compor um todo harmonioso. Sim, gostos são gostos...

Enfim, minha opinião, como já declarei, é a de que não se pode generalizar. Tem porcaria por aqui na internet? Tem, e às pencas. Mas/porém/todavia/contudo/entretanto, daí a dizer que "blogs fazem as pessoas escreverem pior" é um pouco de exagero e o que se lê nas entrelinhas do Sr Saramago é "parem de escrever".

Bom, my dear, lamentamos informar que esta que aqui está vai continuar escrevendo. Podem até reclamar que eu demoro a postar coisas novas, mas eu escrevo e vou continuar escrevendo, mesmo sob o risco de cada vez "escrever pior" como apocalipticamente sentencia o ilustrísimo escritor. E em resposta à pergunta do título, obviamente plagiada de outro nobilíssimo autor, TO WRITE, sim: that's MY answer.

No comments: